Pesquisar neste blog

domingo, 27 de setembro de 2015

Do amor


O segredo do amor?
- É a alma que, enfim, se acalma...
..., sem tirar nem por!

Gilberto de Almeida
26/09/2015

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Exercício


Em qualquer ocasião
é melhor ser quem sofre a injustiça
que o infeliz que a produz.

E o exercício do perdão
longe está da virtude postiça;
- é o caminho da luz!

Eu e Amigo
25/09/2015


domingo, 16 de agosto de 2015

Percevejo



Percevejo
inserto
perambulânsia
pelado
"in" terno,
sousseugado.

Desesperto
e medispeço
por peça,
masno entronco.

Socorro!

Finamente,
maestranquilo
vejogado
nuencanto
ubichuidade
danada!

Autocado,
recompenso:

- Quemeandou
verdemais?

Gilberto de Almeida
16/05/2015


sábado, 15 de agosto de 2015

Se não sou cego


Gilberto de Almeida
15/08/2015



domingo, 26 de julho de 2015

Maria

(Auta de Souza - em "Parnaso de Além Túmulo". Poema psicografado por Chico Xavier)

Maria - Óleo sobre Tela - Aurelio Bruni

Toda a expressão de ternura 
Do mundo de provação, 
Nos Céus ditosos procura 
A sua excelsa afeição. 

Consolo das mães piedosas, 
Cheias de mágoa e de pranto, 
Sobre quem atira as rosas 
Do seu Amor sacrossanto. 

Ninguém diz, ninguém traduz 
Essa visão da Harmonia, 
Visão de paz e de luz, 
Paz dos Céus! Ave-Maria


4 ART3 É 3R1NC4DEIRA!!!


Que a arte é coisa séria? - É brincadeira!
Pensar na arte vítima do enfado,
polida, de terninho comportado, 
sentada, tricotando na soleira...,

não posso - A arte, assim, é prisioneira!
Melhor que andasse nua no cerrado,
ditosa, de semblante iluminado,
com liberdade ousada e alvissareira!

A arte é natural, é efervescente!
É vida incontrolável, sem abrigo
nas teias traiçoeiras da matéria.

É luz! Que mais é a arte, boa gente?
Assim, mesmo zombando, quando digo
que a arte é brincadeira, é coisa séria!

Gilberto de Almeida
26/07/2015

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Poema sem sobrenome


Pelo menos no meu caso,
a Pedra Filosofal era esta:

- Ser menos Tristão
e mais ser cristão!

José Gilberto                de Almeida Filho
22/06/2015



quarta-feira, 17 de junho de 2015

Reviver - XXI


Gilberto de Almeida
(17/06/2015)



domingo, 10 de maio de 2015

Além da poeira batida












(A minha mãe)

Hoje não lhe comprei um vestido,
porque você já está coberta de luz;

não lhe comprei um colar.
porque você já está adornada pela felicidade;

não lhe comprei um perfume,
porque você é o perfume das minhas horas boas,

não lhe comprei nada,
porque você está em tudo;

não lhe comprei coisa alguma, mãe,
porque, aí onde você está,
nada daqui tem utilidade,
nada é mais que poeira batida
da estrada por onde você passou como um anjo...

E os anjos nada desejam,
nada pedem para si.

O que de mim é seu você já sabe,
e o tem desde antes de mim mesmo,
e apesar de hoje,
e para sempre, 
porque o amor nunca morre!

Gilberto de Almeida
10/05/2015



sábado, 9 de maio de 2015

Montanhas


Gilberto de Almeida
09/05/2015